Como ser voluntário na sua congregação?

Se você segue nossas redes sociais, deve ter visto o post sobre a importância do voluntário para os cuidados com a casa de Deus.

Muitos querem ser voluntários, mas não sabem onde podem ser mais úteis. Por isso, decidimos abordar esse tema, para ajudar quem tem no coração essa vontade, mas ainda não tomou iniciativa.

A importância dos voluntários

Os voluntários são extremamente importantes para a comunidade cristã, além de ser essencial para a congregação, também traz benefícios para quem o faz.

O trabalho voluntário, além de cumprir um mandamento de Deus, gera realização pessoal e bem-estar interior, que vem do sentimento de solidariedade, de estar servindo a Deus e à comunidade.

Está na bíblia que devemos servir e trabalhar na obra de Deus, se trata de uma oferta ao Senhor. A congregação é feita pelas pessoas e quem oferece seu trabalho voluntário ajuda a manter viva a missão de levar a palavra de Deus para as pessoas.

Se está lendo esse texto é que tem interesse em ser voluntário, então saiba que está no caminho certo. Continue e leia até o final para ter mais clareza sobre os setores em que poderá servir dentro da sua congregação.

O que significa ser voluntário?

Ser voluntário significa trabalhar de forma espontânea, não forçada, é querer fazer de forma sincera, doar-se de coração e não esperar nada em troca.

Jesus foi o primeiro voluntário que existiu

Ele se fez carne e morreu por nós (1Jo 1:14) antes da fundação do mundo (Efésios 1:4). Ele decidiu fazer o que só Ele podia fazer, que é: o criador se tornou criatura, o Deus imortal se tornou homem mortal, o todo poderoso se tornou fraqueza, o Deus sempre adorado e exaltado lavou os pés dos seus alunos. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se, mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:5-8).

Jesus convidou seus alunos (discípulos) para serem seus imitadores (ef 5:1) (1 Co 11:1) e nós para imitarmos Ele e todos que vieram após Ele. Mateus 20:28 “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” 

Se Jesus, sendo Deus, veio servir, nós precisamos exercer esse ministério voluntariamente.

Como ser voluntário?

Se você é uma pessoa disposta e anseia trabalhar para Cristo, você pode trabalhar na expansão da obra de Deus, com os cuidados do templo, pode também ser voluntário orando pelas pessoas, no louvor, na assistência social e também nos ministérios.

Talvez você se identifique com todas essas áreas, ou talvez tenha uma que sinta mais prazer em prestar seu trabalho voluntário. Seja qual for a área que escolher, o importante é mostrar seu interesse em fazer esse bem para a congregação e também para você.

Ajudar na expansão da obra de Deus

A obra de Deus está em constante crescimento e é graças aos voluntários que estão sempre trabalhando para trazer mais pessoas para dentro da Igreja. Devido a essa expansão contínua, novos voluntários são sempre bem-vindos.

Cuidados com o templo

Assim como nossa casa precisa de cuidados, a de Deus também precisa. Aliás, temos que cuidar dela como se fosse nossa. Zelar pela higiene e organização é primordial para receber bem todos irmãos e irmãs.

Todos devemos cuidar do templo, mas existem voluntários que se responsabilizam por tarefas específicas e essenciais para a congregação.

Oração pelas pessoas

É papel cristão orarmos uns pelos outros, querermos o bem do próximo e a força da nossa fé pode ajudar os irmãos mais necessitados que precisam estar mais próximos de Deus por meio de orações.

A verdade é que todos podemos nos voluntariar para orar pelas pessoas, pois é um ato que qualquer um que faz parte da Igreja e tem Deus no coração pode fazer.

Fazer parte do louvor

O louvor é parte fundamental e muito prestigiada na Igreja. Para fazer parte do louvor, você precisa ser uma pessoa comprometida com o evangelho e também ter talento musical, seja no canto, com algum instrumento ou ter atributos para fazer parte de algum conjunto.

É muito gratificante para quem faz parte do louvor, também para quem ouve e recebe a palavra através dele. Todos se elevam a Deus através do louvor, sendo parte fundamental dos cultos.

Assistência social 

A equipe que presta assistência é muito prestigiada pelo trabalho que faz com as doações de roupas e remédios para a comunidade.

Envolver-se com o trabalho de assistência social é muito gratificante. Doar-se pela comunidade, pelos que mais precisam é um ato nobre que eleva a Deus.

Ministérios

Todo filho de Deus foi chamado ao ministério da reconciliação (1Co 5:18), pois Ele nos reconciliou consigo mesmo e nos deu a tarefa de reconciliar o mundo a Ele. Porém, existem pessoas que terão algum chamado ministerial específico, a bíblia cita 5 dos  ministérios, são eles: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres (Ef 4:11). 

Todo trabalho voluntário é válido

Se você sente no coração que essa é a hora fazer parte do voluntariado, abrace essa causa, procure o responsável pelo departamento da sua congregação e diga que quer ajudar a cuidar do que é importante para Deus.

Você irá sentir um amor ainda maior dentro do coração, quando estiver fazendo parte do voluntariado, irá prosperar junto com a sua congregação e isso será um pagamento maior do que qualquer espécie em dinheiro. Isso é ser voluntário, é doar-se e ter de volta amor, que é a coisa mais maravilhosa do mundo.

“Eu te oferecerei um sacrifício voluntário; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque tu és bom.” Salmos 54:6

Continue acompanhando o blog do Sinai para conteúdos que te inspiram e deixam ainda mais pertinho de Deus.

1 comentário em “Como ser voluntário na sua congregação?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?