Como Deus Vê as Mulheres

Na Bíblia, as mulheres são tão importantes quanto os homens?

Muita gente tem essa dúvida e não sabe muito bem o que responder. E essa não é uma pergunta que se restringe apenas à Bíblia, é uma pergunta que se perpetua nos dias atuais, em empresas, escolas, universidades e até nas igrejas.

Continue por aqui e descubra a grande verdade por trás dessa pergunta!

A trajetória da mulher na Bíblia

Quando se fala sobre a primeira mulher, Eva, muitas pessoas limitam sua existência à tragédia do pecado original, mas apesar do pecado e das consequências geradas a toda terra, Eva foi uma mulher importante na história da redenção da humanidade.

Eva deriva do hebraico Chawah e possui o significado: “vida”, “cheia de vida”, “viver”. Afinal, Eva é a mãe, aquela que deu à luz aos seres humanos.

A mulher foi a escolhida por Deus para possuir o dom da vida, sem as mulheres a vida não seria possível. E isso não se restringe somente ao sentido literal, mas também ao de dar vida à sociedade.

A mulher e o dom da vida

As mulheres e os homens possuem o mesmo valor para Deus, mas possuem papéis diferentes para organização e manutenção da sociedade. 

Como já foi citado, é das mulheres o dom de gerar e cuidar de vidas.

Lembre-se da Rainha Ester. Uma jovem judia plebeia escolhida para se tornar rainha da Pérsia. De acordo com relatos bíblicos, mesmo sob risco de morte, ela se colocou a frente do seu povo, o povo judeu, a fim de os salvar de um terrível genocídio. 

Ela confiou em Deus e colocou em ação características como paciência, sabedoria, inteligência e muita força. Ninguém podia estar diante da presença do rei no palácio, sem ser convidado e muito menos após ele criar um decreto que determinava morte a todos os judeus(ele não sabia da descendência judia de sua esposa). Mas ela não se intimidou. 

Se preparou, se consagrando a Deus e convocando o seu povo para fazer o mesmo. E assim, contrariando todas as normas do sistema da época, ela foi adiante do rei. A resposta do rei foi oferecer até metade do reino a Ester, se ela quisesse. 

Vale a pena ler a história completa de Ester na Bíblia, se inspirar e ativar em si essas características que, também, estão no íntimo de seu ser, querida. Use-as!

Seja uma Ezer Kenegdo

Quando Deus apresenta Eva na Bíblia, Ele a chama de adjutora, (Gn 2.18) que no hebraico é: Ezer-Kenegdo. A tradução para o português não faz jus ao sentido total dessa expressão hebraica, limitando a mulher a um papel auxiliar, mas o sentido é muito mais profundo.

Em várias passagens da Bíblia, o próprio Deus é chamado de Ezer em relação a Israel, ou seja, aquele que ajuda Israel.

Veja que incrível, a mulher, imagem e semelhança do criador ter essa característica tão intrínseca a si, atributo esse, do próprio Criador.

A expressão Kenegdo traz um sentido de oposição, competição. Pois a mulher é o oposto do homem, para que eles se complementem e se ajudem, uma vez que essas diferenças promovem o equilíbrio.

Infelizmente, há uma tentativa enorme de tentar subverter o papel da mulher, colocando-a como inferior ao homem, ou não tão importante, ou tão amada, e nós precisamos nos valer do conhecimento bíblico para mostrar às mulheres, e para que as mulheres entendam o plano perfeito e exclusivo do Pai Amoroso em relação a elas.

A Mulher e o Milagre da Redenção

A salvação entrou no mundo através de Cristo, que foi gerado por uma mulher. 

Muitas pessoas escutam essa frase, mas não refletem na sua grandeza.

Em Cristo, o próprio Deus assumiu a forma de uma criança indefesa e frágil, se tornando semelhante aos homens e habitando o ventre de uma mulher.

Deus fez isso por amor e em amor esteve sob os cuidados de uma mulher, que foi extremamente forte, enfrentando os preconceitos de uma época tão conturbada para cumprir a vocação para a qual ela foi chamada.

A gente sabe, Maria gerou, a partir da ação do Espírito Santo sobre sua vida, mas imagine só, numa época em que as mulheres quase não tinham liberdades e direitos, o quanto foi difícil para Maria e sua família enfrentar o preconceito e as calúnias que foram provavelmente levantadas. Seu próprio noivo, a princípio, não acreditou no milagre daquela geração.

E mesmo assim ela assumiu a missão, “entre trancos e barrancos”. E essa característica está presente nos corações das mulheres que amam ao Senhor, essa força que impulsionou Maria, está disponível para você!

O Grande Casamento

Cristo morreu por toda humanidade, padeceu e se ofereceu como sacrifício em nome do amor. 

Uma das analogias mais fortes que representam a maneira como Deus vê o seu povo é a analogia do casamento. A Bíblia chama a igreja de noiva, de amada de Deus. 

Nessa analogia, Deus é o noivo, o esposo que faz de tudo por sua amada. Ele a ama e a quer para si. 

A mulher é a noiva, a figura que representa o objeto do amor de Deus. Olha que honra, Deus ama todas as pessoas sem distinção, mas escolheu as mulheres para representar o objeto de amor divino. Um amor totalmente transcendente e renovador, um amor que muda histórias e vidas.

Homem X mulher?

Mulher de punho cerrado para um homem, indicando briga e o homem com a mão indicando para parar a briga.
Briga- homem-Mulher

A ideia de que o homem e a mulher possuem o mesmo valor para Deus e para a sociedade é muito antiga, e bíblica.

Homens e Mulheres possuem as mesmas capacidades espirituais e intelectuais. 

A Bíblia instrui que os homens assumam um lugar de cuidado em relação às mulheres. Por exemplo, na época em que os textos bíblicos foram escritos, as mulheres viviam em condições de muita vulnerabilidade e falta de liberdades, então era necessário que os homens as protegessem. E ainda, vemos essa necessidade nos dias de hoje devido à violência sem tamanho de nossa sociedade. Mas infelizmente, alguns homens fazem o exato oposto de cuidar. E isso não deveria ser uma realidade entre um povo que conhece a Cristo e vive em seus preceitos. Um homem cristão não deve ser, em hipótese alguma, um abusador.

Igualdade entre homens e mulheres

Há vários trechos na Bíblia que falam claramente sobre essa visão de Deus sobre seus filhos e filhas, como, por exemplo, em Gl 3.28 “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus”.

Em Atos dos Apóstolos, (At 10.34) Pedro diz que Deus não trata as pessoas com parcialidade. 

As pessoas desempenham papéis diferentes umas das outras para haver equilíbrio no mundo, como já foi dito anteriormente, as diferenças nos complementam. E não só em um matrimônio, mas para a boa vivência em comunidade! 

Homem e mulher sorrindo, abraçados.
Homem-Mulher-Abraço

Os homens e mulheres foram criados para viver em amor e harmonia em sociedade, como filhos e filhas amados/as de Deus.

O pecado corrompeu os corações das pessoas e fez com que elas pervertessem esses sentidos. Mas homens e mulheres de Deus vivem conforme a Santa Palavra, e com isso testemunham ao mundo que é possível uma harmonia respeitosa e que glorifica o nome de Deus.

SINAI parabeniza todas as mulheres e deseja as mais grandiosas bençãos sobre suas vidas

 

Tags 

× Como posso te ajudar?