Você sabe mesmo o que é “caminhada cristã” ?

A caminhada cristã é escolher, dia após dia, viver uma vida devota, norteada pelo criador. Não é um processo fácil, pois requer renúncias e sacrifícios, mas sempre é possível pesar na balança o que é mais importante, o amor incondicional do Salvador, ou prazeres momentâneos e ilusórios?  

Dito isso, existem decisões a serem tomadas durante esse percurso, e muitas dessas decisões contam com cerimônias e validações, como apresentação da criança no templo, batismo, consagração de obreiros, dentre outras. E você já sabe quem é seu parceiro nessas questões? Isso mesmo, SINAI.

Agora, vamos falar um pouquinho sobre alguns desses processos, sua importância e o papel do SINAI.

O que é Caminhar?

No início do texto, nós falamos de forma resumida sobre a caminhada cristã. De acordo com o Dicionário Online de Português caminhar, no sentido figurado, refere-se a “tender para uma direção; avançar (…)”. Nesse sentido, caminhar com Cristo é andar após Ele, tender para a direção em que Ele está, copiando seus passos, seus ensinamentos e seus exemplos.

Em 1 Jo 2.6, a Bíblia fala que devemos andar como Cristo andou. A maneira como Cristo andou está descrita na Bíblia em seus posicionamentos, falas, ensinos, vontades, ações e princípios.

O autor americano Charles Sheldon escreveu uma obra super reconhecida e muito bem avaliada, cujo título é a pergunta que deveria nortear a vida de todo Cristão, “Em seus passos, o que Jesus faria?” 

E para além da resposta fornecida pelo conhecimento, há também um fator espiritual que nos garante a vitória na caminhada cristã, o Espírito Santo que vive em nós. Quando permitimos sua ação em nossos corações, Ele nos convence da Verdade, conforme a promessa feita pelo próprio Mestre em Jo 16. 7-8.

Os primeiros passos da caminhada

A Bíblia, em Provérbios 22:6, instrui aos pais que ensinem a criança desde a infância no caminho do Senhor e assim, mesmo após adulta, a criança não se desviará. 

Ou seja, é responsabilidade dos pais levar os filhos à igreja, orar com eles, ler a Bíblia para eles, em resumo, apresentar Jesus como Salvador.

Uma das primeiras decisões dos pais que têm o anseio de ver os filhos crescendo na presença de Deus é apresentá-los a Deus no templo, consagrando-os, assim como o próprio menino Jesus foi apresentado (Lc 2.22).

O SINAI fornece, com apenas um clique, um certificado, autenticado pelas autoridades eclesiásticas que validam e apoiam esse grande momento. Sem contar que você terá uma memória eternizada de forma física. 

Se continuarmos folheando os capítulos de Lucas veremos outro grande evento descrito, que é de extrema importância na vida de todo cristão. 

Sabe qual é? Confira a seguir:

Batismo nas águas

Batismo: Morrer para o mundo, e viver para Deus.

O batismo nas águas é uma ordenança de Jesus, conforme Mt 28.19. E representa um momento significativo na vida espiritual do cristão. Esse ato simboliza a purificação e renovação da alma, marcando a decisão de seguir os ensinamentos de Cristo e dedicar-se à fé.

Jesus Cristo foi batizado nas águas do rio Jordão, marcando o início de seu ministério. Esse exemplo deve ser seguido por todos os crentes que aceitaram a Jesus, se converteram de seus maus caminhos e decidiram fazer uma confissão pública, o batismo, dessa nova vida.

Imagine só que momento especial! Mas, realizar qualquer evento demanda esforço e organização. E, se isso não for bem gerido, pode gerar uma baita dor de cabeça. 

Organização do Batismo

A gente não pode esquecer que, embora nosso propósito seja espiritual, somos seres materiais, inseridos num mundo material, logo não dá pra ficar sentado de braços cruzados esperando que algo aconteça, sem que você mova os braços. O próprio Deus nos incumbiu de responsabilidades terrenas, não dá pra fugir disso.

Ou seja, para realizar um evento tão sério como um batismo é preciso que os dados dessas pessoas sejam coletados corretamente, que haja uma quantidade ideal de roupas batismais, no caso de igrejas que fazem uso dessas vestes. É preciso muita atenção a esses cadastros para que ninguém seja prejudicado.

Pós-batismo: Participação no Corpo de Cristo

Além de confissão pública, o batismo também é a inserção do batizado no corpo de Cristo, agora ele integra e pertence a uma comunidade religiosa. Desse modo, está sujeito aos seus dogmas e costumes.

Para validar essa decisão, o SINAI entra com a “carteirinha de membro”, que representa o pertencimento do membro a essa comunidade. A carteirinha contém alguns dados importantes do fiel, provenientes do seu cadastro no sistema da congregação.

Além disso, esses dados permitem uma maior aproximação dos pastores com suas ovelhinhas, uma vez que ele tem acesso à participação e envolvimento do membro na igreja, seu endereço, número de telefone, dentre outros. São informações fundamentais para o pastor acolher o membro da melhor forma com conversas, visitas, e o que o Espírito Santo imputar em seu coração.

E logicamente, a caminhada nos leva para uma direção. Um alvo, um foco. Nós sabemos que o alvo é Cristo que caminha à nossa frente, nos direcionando, mas e aqui na Terra? Como podemos servir a Cristo? Seja sensível e escute o chamado de Deus em seu coração.

Quer saber mais sobre? Vamos ao próximo tópico!

Funções Eclesiásticas bíblicas

Em Colossenses 3:23-24, está escrito: “E tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”. 

Precisamos estar dispostos a oferecer a nossa “mão de obra” no Reino de Deus, seja para limpar a igreja, para cantar no louvor, ou liderar um grupo. 

E para que saibamos o que Deus espera de nós, basta que perguntemos a Ele e estejamos atentos a sua voz, como Samuel

Carteirinha de Obreiro

Uma das formas de servir ao Senhor, e está instituída na Bíblia, é a separação de obreiros na casa de Deus.

Podemos ver, claramente, isso em Atos dos Apóstolos 6:3-7

“Os apóstolos escolheram então sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais incumbiram esta tarefa [servir às mesas]. Eles oraram: “Senhor, escolheste esses sete homens entre nós, e agora lhes pedimos que sejam cheios do Espírito Santo e de sabedoria para realizar esta tarefa”. E assim, a palavra de Deus se espalhava cada vez mais, e um grande número de sacerdotes aceitou a fé.” 

Os ministérios são fundamentais para organização do templo e serviço à igreja, sendo assim, as funções eclesiásticas não são para definir quem tem mais poder, pelo contrário, referem-se à responsabilidade, e responsabilidades é uma característica essencial da caminhada cristã. O próprio Mestre disse, enquanto ensinava à multidão e a seus discípulos, “O maior entre vocês será servo”, em Mateus 23.11.

O título de “obreiro” refere-se àquele que trabalha na obra, àquele que é servo da comunidade religiosa. É um compromisso ainda maior firmado pelo fiel e a igreja, conforme a bíblia diz que a quem muito é dado, muito também será cobrado.

Para oficializar essa decisão, o SINAI possui um cadastro específico e a criação de uma carteirinha de obreiro, para esses homens de Deus que estão entregando suas vidas por amor às almas e a Cristo.

Obstáculos na Caminhada

A melhor decisão que podemos ter é a de caminhar com Cristo, pois é ter alegria em meio ao caos através dEle que nos dá a sua Plena Paz. 

Muito embora o jugo seja suave e o fardo leve, Jesus não nos deixa enganados, pois Ele disse que no mundo teríamos aflições, sendo assim a caminhada cristã é permeada de obstáculos.

Essas aflições e obstáculos podem ser tanto de cunho espiritual, como material/físico.

Obstáculos espirituais

Jesus foi apresentado no templo, batizado, exerceu seu ministério na Terra, mas também foi tentado, perseguido, caluniado, cuspido e morto. 

Tudo isso por que forças malignas queriam impedir que a grande missão de Cristo fosse realizada.

Mas, não existe poder na Terra, no céu ou no inferno, capaz de parar os planos de Deus.

Obstáculos materiais 

Para além das questões espirituais, existem obstáculos na vida secular que podem atrapalhar a caminhada cristã se não tivermos cuidado. 

Por exemplo, às vezes as pessoas ficam muito focadas em resolver questões de ordem burocrática na igreja e se perdem no real propósito.

E não só a perda de foco, mas também falhas humanas que podem gerar problemas no cadastro de pessoas, ou falta de relatórios de algum processo eclesiástico que pode gerar transtorno.

Os obstáculos sempre vão existir, principalmente os de cunho espiritual, que só serão vencidos com oração e devoção a Deus. 

Mas, os obstáculos materiais podem ser solucionados com auxílio de um Sistema que te ajuda na gestão de sua congregação. Esse sistema não só te auxilia na prática, mas te proporciona boas leituras que podem te ajudar a entender melhor o tema.

O versículo que iniciou esse tópico faz referência às aflições que estamos sujeitos, mas a parte final nos encoraja dizendo que Jesus venceu o mundo. 

Para que temer meu querido, minha querida? Ele venceu o mundo!

Um grande abraço, Deus te abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?