Deus tem propósito para tudo, e você tem o seu?

Vamos imaginar um quebra-cabeça no qual cada peça, mesmo que pareça estranha sozinha, se encaixa perfeitamente e faz todo sentido no quadro geral. As obras de Deus funcionam assim, mas será que pastores, líderes e membros adotam essa abordagem em suas igrejas? Refletir sobre como o propósito de cada indivíduo na comunidade se alinha a essa visão do quadro geral, pode nos ajudar a compreender melhor o papel de cada um nesse processo.

Quando dizemos que há um propósito para tudo que Deus faz, significa que todas ações, eventos e circunstâncias que Deus está promovendo, são parte do seu desígnio. Ou seja, nada acontece por acaso e cada um desses eventos na Terra, estão de alguma forma relacionados a um plano maior estabelecido por Deus.

E quando perguntamos qual é o seu propósito, queremos saber se você possui um planejamento sólido para enfrentar os desafios atuais e futuros da sua comunidade. Além disso, queremos entender se você está consciente da importância de estabelecer metas estratégicas para suas decisões e de ter clareza sobre seus objetivos, sobre aonde você pretende chegar ou para que nível pretende elevar a sua comunidade.

Homem de perfil com a cabeça baixa e os olhos em direção à bíblia que está em suas mãos. Ao fundo se vê o sol brilhando e uma vegetação. Simboliza um membro que busca se instruir para propósito próprio e da igreja.Homem da igreja se instruindo para seu propósito e da igreja. 

Consequências por não ter propósito ou um bom planejamento:

Ter propósito claro e um bom planejamento é fundamental para o crescimento saudável e organização da Igreja. Desse modo, fortalece a conexão com a comunidade e torna mais próxima a realização da missão da Igreja.

Abaixo mais algumas desvantagens por não se ter propósito e um planejamento:

  • Dificuldade para direcionar as atividades da Igreja, causando à comunidade uma sensação de abandono, confusão e descuido.
  • Desperdício de recursos financeiros, que podem prejudicar a eficiência dos trabalhos da Igreja.
  • Fica mais difícil atrair novos membros, impedindo assim sua expansão.
  • Os membros da igreja podem começar a se sentirem desmotivados sem um propósito claro e resultados tangíveis das atividades da Igreja.
  • Pode levar a divisões internas e à falta de unidade entre os membros.

E como um planejamento estratégico pode ajudar no propósito da Igreja?

O planejamento estratégico é um processo que ajuda a equipe a focar no alinhamento dos dons e recursos únicos que Deus deu à sua igreja e assim aproveitar ao máximo todas as oportunidades.

Não se trata simplesmente de um planejamento baseado em projeções, mas também reconhece-se que, por intermédio do compromisso da Igreja, é possível ter um futuro alinhado à vontade de Deus. Afinal, no futuro, colheremos os frutos do que semeamos no presente; todas as nossas ações e decisões atuais ecoarão em nossa vida no futuro. 

Enfim, um planejamento para a Igreja deve ser como um roteiro bem organizado, onde se descreve o que o ministério deve fazer para atingir certo objetivo. É muito importante trabalhar em cima de uma base que organiza e orienta o caminho.

Um casal lendo alguns papéis que estão sobre a mesa. Representam dois membros ou líderes da igreja que se importam em fazer planejamento para o propósito da igreja.Líderes que se interessam no planejamento para o propósito da Igreja. 

Os elementos básicos que devem fazer parte do seu propósito e do da Igreja são: 

  • Missão: Defina o propósito. O motivo de existir.
  • Valores: O que representa e em que acredita.
  • Visão: O que está projetando para o futuro.

Podemos incrementar, enfatizando que atualmente para seus propósitos, criar um planejamento é fundamental e para auxiliar e dar solidez para seus planos, hoje existem ferramentas para ajudar nessa missão. O Sinai ajuda com a gestão simples e efetiva de igrejas, é totalmente online, ou seja, você pode fazer a gestão de onde estiver. Com o Sinai organizando e fazendo a gestão da sua igreja, terá menos trabalho burocrático, sobrando até mais tempo para você se dedicar mais à comunidade.

O que é preciso para tomar decisões certas e não errar no planejamento

Tomar decisões certas e evitar erros no planejamento da Igreja demanda muito equilíbrio entre diversos fatores. Primeiramente, é essencial estabelecer uma visão clara e compartilhada entre os líderes e membros, garantindo que todos estejam alinhados quanto aos objetivos e valores da comunidade. Além disso, a análise cuidadosa das necessidades da congregação e da comunidade em torno da Igreja são cruciais.

A diversidade de perspectivas pode enriquecer o processo decisório e evitar pontos cegos, por isso, líderes devem conversar, trocar conselhos e estarem dispostos a ouvir as opiniões e preocupações dos membros da comunidade também.

Defina metas claras, prazos realistas e aloque recursos de maneira adequada. Isso inclui, não apenas aspectos espirituais, mas também logísticos, financeiros e de recursos humanos.

Os momentos de oração e reflexão devem fazer parte da rotina, eles ajudam na orientação e inspiração para as melhores tomadas de decisões.

Por fim, é importante manter compromisso contínuo com o crescimento. A melhoria é que define um planejamento eficaz e tomadas de decisões sólidas ao longo do tempo.

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. Efésios 2:10.

Acesse o nosso site e conheça todas as possibilidades que oferecemos para organizar e facilitar a gestão, alinhadas com os propósitos da sua Igreja.

1 comentário em “Deus tem propósito para tudo, e você tem o seu?”

  1. Pingback: Como anda o senso de pertencimento da membresia? BLOG Sinai

Comentários encerrados.

× Como posso te ajudar?