Menina segurando uma bandeira escrita a palavra Jesus. Simboliza uma pessoa com sentimento de pertencimento.

Como anda o senso de pertencimento da sua membresia?

Quando existe o senso de pertencimento da sua membresia para com a igreja e comunidade tudo flui positivamente para o bem maior, tanto da igreja, quanto do membro, pois o sentimento de pertencimento faz com que sintamos como parte de um todo, isso ajuda até mesmo na prevenção de problemas como depressão e ansiedade. É como sabermos que pertencemos a uma família que nos ama e nos dá todo suporte quando precisamos. Então, deu para perceber como é importante saber como anda o senso de pertencimento da sua membresia?

Neste artigo, exploraremos o que é o senso de pertencimento e por que ele é tão essencial para os membros e igreja. Além disso, falaremos sobre como identificar o nível de envolvimento e comprometimento dos membros em sua comunidade.

O que é o Senso de Pertencimento?

O sentimento de pertencimento se refere à conexão psicológica profunda que os membros estabelecem com a igreja. Sendo assim, os membros não apenas frequentam a igreja para prestar culto, mas sim se sentem parte ativa da comunidade, super engajados e se comprometem ativamente para promover toda causa em prol do seu crescimento.

Pertencer a um grupo, ou a uma causa, ou, no caso deste artigo, a uma comunidade religiosa, significa sentir uma ligação profunda e emocional com seus valores, objetivos e membros, ou seja, é a sensação de fazer parte de algo maior do que a individualidade, de compartilhar um propósito comum.

“Desde que nasci fui entregue a ti; desde o ventre materno és o meu Deus.” Salmos 22:10.

Cinco pessoas com suas mãos direitas estendidas e se encontrando no centro

Mãos se encontrando no centro, uma por cima da outra. São as mãos direitas de cinco pessoas, simbolizam o sentimento de pertencimento da membresia.
Imagem simboliza o sentimento de pertencimento da membresia à comunidade.

Por que é importante para os congregados o sentimento de pertencimento?

O senso de pertencimento é muito importante para os congregados da igreja por várias razões:

  • Fortalecimento Espiritual: por se sentirem conectados à igreja, sentem sua fé e seu compromisso espiritual fortalecidos. Sabem que têm um espaço seguro para crescer espiritualmente, compartilhar experiências e buscar apoio em sua jornada de fé.
  • Apoio Social: a igreja desempenha um papel importante na vida social dos membros. O senso de pertencimento proporciona um ambiente onde as pessoas podem fazer amizades significativas, encontrar apoio em tempos difíceis e celebrar momentos felizes juntas.
  • Engajamento em Ações Sociais: quando os congregados se sentem parte da comunidade, são mais propensos a se envolver em ações sociais e filantrópicas da igreja. Eles estão motivados a contribuir para o bem-estar da sociedade como um todo.

Sempre haverá espaço para aqueles que desejam trabalhar para o Senhor Jesus.

“A Seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.” Mateus 9:37.

A origem  do sentido de Pertencer à Igreja

A consciência de pertencimento possui raízes profundas em nossa memória. No cerne do sentido de pertencer à comunidade eclesial está Jesus Cristo e seus discípulos. Jesus foi o arquiteto de uma comunidade, e ser discípulo de Jesus significava ser parte ativa dessa comunidade. Mesmo nos dias de hoje, o sentimento de pertencimento à comunidade de Jesus é perpetuado por meio do sacramento do batismo, mas seu florescimento depende fundamentalmente da nutrição proporcionada pela fé.

Por meio do sacramento do batismo, a pessoa se torna parte integrante da igreja, se assemelha a Cristo e passa a compartilhar tantos os deveres quanto os direitos inerentes aos discípulos de Jesus Cristo. Tudo isso nos orienta a servir à igreja, e quem o faz demonstrando o compromisso com o amor fraterno e com o propósito de promover o Reino de Deus, sabe o real poder do pertencimento.

Os discípulos de Jesus Cristo sentados em volta Dele. Simboliza a origem do sentido do pertencimento à igreja.
Jesus Cristo e seus discípulos, na origem do sentido do pertencimento eclesial.

Como identificar o quanto sua membresia está inteirada na causa?

Avaliar o senso de pertencimento em uma igreja é uma tarefa importante. Portanto, é necessário realizar pesquisas, observações e entrevistas para entender como os membros se sentem em relação à comunidade. Sendo assim, o feedback contínuo e a análise de dados também desempenham um papel vital na criação de um ambiente acolhedor e unido para todos os membros da igreja.

Certificar de manter canais de comunicação abertos, promover a participação ativa em atividades espirituais e sociais, além de garantir que as metas espirituais dos membros sejam atendidas, são estratégias essenciais para tornar presente na sua membresia o sentimento de pertencimento.

Três pessoas em pé batendo palmas, à frente e está uma mulher negra usando uma camisa social, cinza escura, de manga longa e em segundo plano dois homens, um branco com camisa de manga longa cinza claro e calça jeans, o outro homem é negro e usa camisa de manga longa jeans branca e calça jeans. Todos estão sorrindo, simbolizam o pertencimento da membresia.
Imagem de membros felizes participando ativamente da comunidade, simboliza o pertencimento da membresia.

Em resumo, o senso de pertencimento é essencial para o fortalecimento espiritual dos membros e também para o crescimento e fortalecimento da própria igreja. Toda essa potência inspira maior engajamento nas ações sociais.

Portanto, saiba que para garantir que sua igreja esteja promovendo o sentimento de pertencimento, é fundamental fazer uma gestão adequada, para maior organização e ter um ambiente acolhedor para todos.
Por esse motivo, te convidamos a acessar o site do SINAI e conhecer as possibilidades que ele oferece, incluindo a gestão de bens patrimoniais que podem ajudar a fortalecer a sua comunidade religiosa e aprimorar o senso de pertencimento de seus membros.

× Como posso te ajudar?