Por que tememos o desconhecido?

O medo se manifesta na dificuldade de enfrentar uma situação nova ou diferente do que já tenhamos vivenciado. Esse sentimento, se não controlado, pode impedir nosso crescimento profissional e também impactar na nossa evolução como seres humanos. Se não estivermos abertos para o desconhecido, ou seja, para conhecermos “o novo”, ficaremos presos no passado, sem coragem para aprender e enfrentar a evolução do mundo. Visto todos esses motivos, você também se pergunta, por que tememos tanto o desconhecido?

Temer o desconhecido é natural e do instinto humano, mas a partir do momento em que o medo nos impede de seguir nossa jornada, será importante buscar ajuda, pois na vida precisamos encarar diversas situações e que muitas das vezes fogem do esperado ou planejado. A vida é cheia de surpresas, precisamos saber como lidar com as boas e também com as ruins, precisamos estar preparados para situações que fogem da rotina e ter mente e coração abertos para aceitar mudanças que são fundamentais para progredirmos.

Quando algo nos é familiar, temos a sensação de controle, enquanto o desconhecido se apresenta como uma variável incerta. No entanto, temos que levar em consideração as oportunidades valiosas de crescimento, descoberta e aprendizado que perdemos ao não querermos que o desconhecido nos seja revelado.

Eis o desafio, enfrentar nossos medos e explorar o desconhecido, para assim superarmos nossas limitações e desenvolvermos resiliência diante das mudanças inevitáveis da vida.

O medo do desconhecido que paralisa

O medo pode ser uma força imensamente poderosa capaz de paralisar nossas ações e limitar nosso potencial. Se deixarmos o medo nos dominar, ele é capaz de nos fazer pensar que não somos capazes e nos tornar totalmente vulneráveis e fracos. Essa paralisação, é resultado da preocupação com o fracasso, com o julgamento dos outros ou até da autocrítica severa. Quando nos entregamos ao medo, nossas aspirações, objetivos ficam em segundo plano e nossos sonhos adiados.

Por um lado, a insegurança e o medo podem nos precaver de alguns perigos, mas também nos impede de tomarmos decisões importantes e mudar nossas vidas para melhor. Enfim, devemos ter cuidado com o medo, para não deixarmos que ele nos paralise e impeça nosso progresso.

Essa aversão ao desconhecido, pode ser atribuída à nossa necessidade de nos sentirmos seguros, longe dos perigos. Desta forma, quando nos deparamos com situações, lugares, ideias ou tecnologias que não compreendemos completamente, nosso instinto de autopreservação entra em ação, alertando-nos para possíveis ameaças.

Superar esse medo paralisante requer autoconsciência e autocompaixão, é preciso quebrar o ciclo de pensamentos negativos e tomar medidas que aos poucos enfraquecerá o poder que o medo tem sobre nós.

O medo da dúvida

O que escolher? Que caminho seguir? – Esse medo é alimentado pela busca por respostas definitivas e pela aversão ao desconhecido.

O medo da dúvida nos impede de tomar decisões, buscar novas oportunidades e até mesmo de confiar em nós mesmos. Sendo assim, a dúvida é parte natural do processo de tomada de decisões, por meio dela, questionamos, exploramos alternativas e avaliamos diferentes perspectivas. A dúvida pode ser uma oportunidade para expandir nossa compreensão e ter maior clareza sobre determinado tema.

Esse medo pode ser superado ao desenvolver a confiança em nossas habilidades de análise, ao aceitar que a certeza absoluta raramente existe e ao cultivar a capacidade de tomar decisões informadas, mesmo quando algumas incertezas ainda persistem.

O melhor conselho é orar e confiar em Deus, por mais que estudamos e aprendemos, nunca teremos conhecimento total de algo, por isso devemos confiar em Deus, pois ele sim sabe de tudo e nos conhece melhor que nós mesmos.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Então, por que ainda assim tememos o desconhecido?

Se agir terá 50% de chance de vencer, se não agir terá 100% de chance de perder

Se queremos o nosso desenvolvimento pessoal, devemos agir e não deixar que o medo nos aprisione. Mesmo diante de riscos e dúvidas, ao agir, teremos 50% de chance de sucesso. Por outro lado, se deixarmos que o medo nos domine, ele terá 100% de chance de prevalecer sobre nós, uma vez que não estaremos combatendo-o ativamente.

Na Bíblia fala de grandes homens que tiveram medo, afinal, as circunstâncias da vida às vezes são mesmo bem assustadoras, sendo assim natural e humano sentir medo. Diante desse medo, podemos fazer escolhas de como reagir:

1- Desistir e deixar o medo dominar.

2- Agir e confiar em Deus.

As pessoas que se deixaram dominar pelo medo na Bíblia, mostraram que não confiavam em Deus e se deixaram cair no pecado. Porém, as que tiveram fé nelas mesmas e em Deus, saíram vitoriosas.

Então, quando tivermos medo, devemos lembrar sempre, que Deus é maior e ele está cuidando de tudo e de todos. Peça coragem e confie no amor de Deus.

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Salmos 23:4

Diante disso, reforço, por que ainda assim tememos o desconhecido?

O medo do desconhecido: inibe a tecnologia, prejudica o presente e o futuro

No mundo atual, a tecnologia, que é feita para transcender barreiras e fronteiras, ainda se depara com a necessidade de superar certas resistências. Algumas pessoas, motivadas pelo medo do desconhecido, hesitam em adotar inovações tecnológicas destinadas a aprimorar e enriquecer suas atividades comerciais e residenciais.

O Sinai disponibiliza uma solução tecnológica para simplificar a organização e gestão de igrejas. Embora também enfrente desafios, cada vez mais pessoas estão abrindo seus horizontes e se tornando clientes do Sinai. Eles reconhecem os benefícios e a praticidade que essa tecnologia oferece para suas vidas. Acesse o site e confira você também todas as vantagens que o Sinai proporciona para a gestão das igrejas.

× Como posso te ajudar?